A quarentena pelo Covid-19 interferiu de maneira brutal em nossos relacionamentos familiares, alcançando de diferentes formas e graus todas as famílias do mundo. Ela nos trouxe o isolamento social; o afastamento de crianças e jovens das escolas, dos professores e colegas; a diminuição do espaço para brinca; o adoecimento dos pais; o homeoffice; a perda de pessoas queridas pela separação conjugal ou pela morte; a sobrecarga de tarefas para os pais; dificuldades financeiras; o estresse dos pais; agressividade e brigas; abuso sexual infantil; perda de emprego; aumento da violência contra a mulher e outros males. As crianças têm reagido de diversas formas, entre elas: dificuldades de concentração, irritabilidade, medo, inquietação, tédio, sensação de solidão, alterações no padrão de sono e alimentação. Como agir nesta situação catastrófica de modo a trazer esperança, resiliência e equilíbrio em meio ao caos, para que saiamos do outro lado, depois da pandemia, melhores e mais fortes?
Estamos todos “enlatados” e, muitos dias passamos irritados, deprimidos e ansiosos! Nos parece que estamos chegando perto da loucura, com tantas áreas para serem cuidadas e um esquema completamente novo de vida, sem prazo para voltar ao velho normal. Alguém disse: “Hoje, como Sócrates, eu já sei mais. Sei que nada sei. Eu nunca tinha passado tanto tempo com os meus filhos!” É hora de buscar ajuda sábia e duradoura!
A sabedoria da Bíblia nos ensina a lidar com as questões mais básicas da existência com propriedade e bom senso, como: aprender a honrar os pais; a lidar com o $; a desenvolver uma sexualidade sadia; a estar apto para o trabalho e o exercício da liderança; para usar bem as palavras; para tratar os amigos com gentileza; a comer e beber saudavelmente; a cultivar emoções e atitudes pacíficas para com os outros; e a encontrar o sentido para uma vida longa, saudável e frutífera. É no livro de Provérbios de Salomão que encontramos muitas destas lições práticas de vida, baseadas no relacionamento com Deus, que nos traz razão, satisfação e equilíbrio para viver.
“Os provérbios eram usados para educar crianças de classe alta na prática do viver o mundo real. Os jovens tinham de ser sábios, não apenas inteligentes, e em Israel isso incluía saber que a vida girava em torno de Deus, não deles.” Introd. da Bíblia “A Mensagem”
Provérbios enumera as vantagens de uma vida sábia: vida longa, alegria, honra, felicidade e paz; boa compreensão (de Deus e dos outros); direção, prudência, discernimento; correção como de um pai; lucro permanente e riqueza de vida; abundância de bens; saúde para o corpo e alma; bom senso, conhecimento e entendimento; alimento para a alma, propósito e direção; segurança e proteção; sono tranquilo.
Se nos propusermos a aprender a sabedoria através da Palavra de Deus, estaremos investindo em nós mesmos e em nossa família, aproveitando o tempo juntos para crescer e dar frutos para toda a vida, deixando um legado para nossos descendentes.