A instauração da República no Brasil, resultou-se de uma longa história em um amplo processo político, num movimento articulado entre militares e civis insatisfeitos com a Monarquia, que vigorava no país desde 1882.
Este movimento que tomou forma e força já em 1870 até 1889, alcançou seu objetivo em 15 de novembro deste ano, quando no Rio de Janeiro, na Praça da Aclamação, atual Praça da República, o Marechal Deodoro da Fonseça, por meio de Decreto, pôs fim ao Império ao instalar a REPÚBLICA DO BRASIL, sua nova e atual forma de governo.
Neste ato, o marechal Deodoro da Fonseca, assumiu a liderança do país, tornando-se o primeiro presidente do Brasil. A partir de então, nossa nação tornou-se um Estado Laico, sendo governada pelo sistema presidencialista.
Um marco histórico, uma longa e importante história, tanto deste período, como dos que o antecede e o sucede. Tempos e fatos que precisam manter-se vívidos em nossas memórias, nos impulsionando à civilidade e a celebração da grandeza de nossa nação em cada dia do ano, não apenas em 15 de novembro.
.
Que cada um de nós, em cada data importante do país, sejamos impulsionados ao exercício da cidadania que de fato promova a nossa nação, eleve a nossa Pátria e, dignifique a nossa sociedade perante todos os povos.
.
Que Deus tenha piedade da nossa nação. Que Deus a abençoe. Que os nossos governantes e líderes de todos dos domínios e esferas, sejam dignos da honrosa missão e ofício que exercem na frente de seu povo. Que Deus, ajude a você e a mim, sermos melhores cidadãos a cada dia.