Minha atenção e foco no que estou fazendo, favorece a mim, às pessoas ao meu redor e, o ambiente em que vivo.
Faz-nos bem em todos os sentidos, gerando alegria e paz em nosso coração, mantendo-nos motivados (as), quando conseguimos iniciar o nosso dia e a nossa semana, deixando bem claro para nós e para os nossos, quais serão as tarefas com as quais estaremos envolvidos e, focaremos a nossa atenção, ao longo do dia e da semana.
Cultivar o hábito de comunicar à família (aqueles que convivem conosco, em nossa casa) o que faremos no dia e na semana, fortalece os laços e vínculos familiares. Essa atitude, mostra respeito pelas pessoas, além de evidenciar á todos, o modo que nos conduzimos, e a nossa organização e planejamento pessoal.
Superar desafios, desatenção e dispersão, é a chave para chegarmos onde desejamos e planejamos.
A depender de como estamos e, se estamos bem ou não fisicamente, emocionalmente, espiritualmente, etc. será mais fácil ou mais difícil inibirmos e reduzirmos as distrabilidade diárias, afim de que, possamos preservar a nossa atenção concentrada e sustentada naquilo que precisamos fazer, alternando-a, sem perdermos o foco diante das constantes interrupções involuntárias, que nos desafiam diariamente.
Para muitas pessoas, grande esforço mental, para manter uma atenção e foco satisfatório no que está fazendo, representa uma contínua e grande luta, muitas vezes sem grande sucesso. É preciso muita força de vontade, para não desistir e se entregar à procrastinação, por exemplo. Seja qual for a nossa condição, nestes momentos, é fundamental, jamais nos dar por vencidos (as) diante do fato de fracassarmos em nossas intenções. A rendição, piora a situação. A resiliência, recupera o ânimo, a determinação e a esperança.
Encorajamento:
1. Tenhamos toda clareza em relação às nossas obrigações e afazeres da semana. Esforçando-nos, diligentemente para qualificar e preservar o nosso foco em cada atividade e tarefa, cientes de que: contratempos, sempre existirão. Sejamos, portanto, pacientes, flexíveis e determinados (as) na superação de cada interrupção, adversidade e obstáculo que surgir em nossa caminhada e cotidiano.
2. Como sempre destaco: aprendamos a fazer pequenas pausas ao longo do dia, para evitarmos a exaustão e o stress. Pratiquemos a tríade – dormir, exercitar e alimentar – juntamente com outros hábitos de vida saudáveis. Assim, estaremos preservando a nossa saúde integral.
3. Que em nossa agenda e em nossa semana, pensemos não apenas em nós, como também nos nossos e no nosso próximo. Esta atitude, nos dará sentido e alegria de viver e servir.
4. Lembrando que, para o povo de Deus, o segredo e o real sentido da nossa vida na terra é: a) a verdadeira imitação de Cristo, nosso alvo e modelo; b) a nossa plena e contínua submissão ao Espírito, nosso Instrutor e Consolador; c) a total observância e obediência à Palavra, a lâmpada para os nossos pés e a luz para os nossos caminhos e, o servir ao próximo como a nós mesmos (Gl 2.19,20; Jo 14.16,17; Salmo 119.105; Mt 22.37-39).
Que Deus nos auxilie na contemplação e no usufruto de Sua suficiente graça neste início de semana, para que possamos nos conduzir de forma simples, humilde, prática e bem-sucedidos (as) em Cristo, sendo melhores pessoas a cada dia.