O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
Cora Coralina
Enquanto penso na elaboração deste texto, me inspiro em um dos parques mais lindos de Goiânia! Verifico com alegria que retomei a caminhada nos meus escritos que há um bom tempo havia parado. É como se a pista estivesse obstruída e que, a partir da organização do pensamento, desencadeasse sentimentos, ações e comportamentos desejados.
Na vida, também é assim! É preciso enfrentar aquilo que se interpõe entre a vontade e a ação! Remover os obstáculos para continuar firme naquilo que se propõe!
E quando a caminhada é interrompida?
Saber onde parou e repensar não apenas o caminho mas o jeito de caminhar, contribui com aqueles que sabem que a chegada é importante mas o caminho é que forja, ensina, faz suar, testa a resistência, conhece o que está a beira do caminho, ensina a lidar com a fartura e necessidade, com a força e a fraqueza, com o sol e a chuva, com o frio e o calor. Aprende com as quatro estações e adquire a capacidade de extrair o melhor de si mesmo e, consequentemente, ser útil na caminhada dos outros também!
Traçar um plano de ação produz excelentes resultados nas diversas áreas da vida! Ter claro onde deseja chegar é uma mola propulsora para não desviar, não pegar atalhos e muitos menos interromper a caminhada, que somente você pode fazer, respeitando o seu próprio ritmo e dando o melhor de si! O interessante é que se você prestar atenção sempre haverá placas de sinalização ou alguém por perto disposto a te ajudar, com incentivos, dicas, atendimentos personalizados, enfim, só caminha sozinho(a) quem quer! Parceiros de caminhada e sonhos favorecem um ritmo melhor, uma constância e um apoio nos momentos mais difíceis!
Segundo especialistas da saúde, uma boa caminhada aumenta a sensação de bem-estar, deixa o cérebro mais saudável, ajuda na circulação, melhora o humor, fortalece os músculos, o sistema cardiovascular (coração e pulmão), e muito mais!
Dos caminhantes é requerido não apenas os pés, mas também a mente, a alma e o coração para não parar pelo caminho. Um desejo permanente de seguir a estrada sem perder o rumo, o foco, o motivo de caminhar! Mudando os hábitos do dia a dia e responsabilizando-se pelo que faz e pelo o que deixa de fazer! Para estes, o sedentarismo não tem vez!
E então? O que precisa acontecer para que você inicie, retome ou conclua sua caminhada? O que te faz pensar que está na estrada certa? Suas ações estão coerentes com o seu desejo?
Responder essas questões já é o primeiro passo !!!
Como seria subir no pódio para receber o prêmio de si mesmo e saber que muitos desafios eram internos e que foram superados um a um!
Mentalizar a conquista abastece o tanque do combustível da alma!
Pense nisso!!! Boa caminhada para você!!!