A vivência de estresse no teletrabalho foi relatada por profissionais na quarentena segundo a publicação médica Lancet (2020). O tecno stresse, adição a novas tecnologias e a sobrecarga de tarefas foram os elementos que mais causaram sofrimento no trabalho. Seguidos do isolamento social prolongado, sedentarismo e conflitos inerentes da gestão da vida pessoal e profissional.
A reação ao stress e às exigências da vida é normal, e algum grau de stress pode ser produtivo e motivador. Contudo, é importante assegurar uma gestão do stress eficaz para manter um bom estado de saúde e qualidade de vida.
Os sintomas do estresse podem expressar-se de forma física, cognitiva e emocional. E a sua gestão pode ocorrer através de estratégias de coping e cuidados integrais com a saúde, a saber: praticar exercício físico, separar tempo para atividades de lazer, realizar a gestão de tempo, manter um estilo de vida saudável. E ainda praticar os 4 A’s da gestão de stress:
- Avoid (Evitar) stress desnecessário;
- Alterar a situação (mudar a forma de agir e se comunicar);
- Adaptação ao fator (reformular expectativas e atitudes)
- Aceitação (daquilo que não pode ser mudar e alterar o foco para o que é possível mudar com o apoio de pessoas de confiança)
CUIDE-SE!