Os Cinco Solas como motivos de celebração
O dia 31 de outubro, é uma data especial para os cristãos de confissão de fé reformada, por ser o DIA DA REFORMA PROTESTANTE. Nesta data, no ano de 1517, na cidade de Wittenberg / Alemanha, o monge agostiniano Martinho Lutero afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, suas 95 teses como forma de desafiar e chamar a atenção das autoridades da Igreja Católica da época (Século XVI), para a urgente necessidade de se reforma-la à começar por suas bases e fundamentos.
Notadamente, suas ideias provocaram imediata reação de seus contrários, o que levou Lutero a abandonar a referida comunidade e seguir com o seu projeto, propósito e missão que evoluiu para o movimento dos reformadores, culminando na maior divisão do Cristianismo, até os dias atuais. A história é longa, cheia de detalhes, lições e aprendizados, por isso, devemos conhecê-la com profundidade por causa da nossa fé ou, para conhecimento geral.
CINCO SOLAS: Os pilares da Reforma Protestante e da Fé Cristã Reformada
Embora os acontecimentos que circunscrevem a HISTÓRIA DA REFORMA PROTESTANTE sejam impactantes, são os seus princípios norteadores conhecidos como os CINCO SOLAS, que tomam, moldam e transformam para sempre as nossas mentes e os nossos corações, não somente nesta ocasião de 31 de outubro.
São eles:
- Sola Scriptura (Somente a Escritura)
- Solus Christus (Somente Cristo)
- Sola Gratia (Somente a Graça)
- Sola Fide (Somente a Fé)
- Soli Deo Glória (Glória somente a Deus)
Em 2023, celebramos 506 anos da Reforma Protestante. Somos gratos à Deus pelos reformadores, homens e mulheres de Deus que entregaram suas vidas a favor da centralidade da Palavra de Deus na vida do SEU POVO e dos demais pilares, que sintetizam os fundamentos do Cristianismo, centrado em Cristo.
Celebremos este Dia, tendo os Cinco Solas como a sua referência
Somente a Escritura: Somos gratos a Deus, por Sua Palavra, que é a autoridade suprema sobre a nossa concepção a respeito do Universo, da Vida e do Homem. É somente nela que fundamentamos as doutrinas que cremos e professamos. Ela é o nosso Manual, para nos orientar em tudo em nossa jornada terrena, em nossa vida cotidiana, em nossas ações, sonhos, projetos, planos e realizações. É nossa fonte de instrução nos tempos bons e de consolo nos nossos difíceis momentos.
Somente Cristo: Somos gratos a Deus, por Jesus Seu Filho, que assumiu o nosso lugar na Cruz e, fez-se nosso Sumo Sacerdote, ou seja, único mediador entre os homens e Deus. Ele é o nosso único e suficiente Salvador, nosso Supremo Pastor e Senhor na Terra e nos Céus. A Ele, somente a Ele adoramos, seguimos, servimos e pregamos.
Somente a Graça: Somos gratos a Deus, pois, em virtude do nosso pleno estado de miséria por causa do nosso pecado, o Seu favor divino que mediante a Sua inexplicável Graça, concedeu a nós salvação eterna pelos méritos de Cristo, através da obra do Espírito, aplicada amorosamente em nossas mentes e corações.
Somente a Fé: Somos gratos a Deus, por nos conceder o dom, o presente da fé, capacidade sobrenatural que nos habilita para tomarmos consciência do nosso pecado, da nossa miséria e da necessidade de entregarmos a nossa vida à Cristo, confiando à Ele a nossa vida terrena e a nossa salvação eterna. Não é sobre uma fé centrada em nós, operada por nós, mas, a fé que ofertada gratuitamente por Ele, centrada nele. O que moveu Lutero à toda mudança que ele empreendeu: “O justo viverá pela fé” (Hebreu 10.38)
Glória somente a Deus: Somos gratos a Deus, por reconhecermos através do Espírito, por meio da Palavra, que fomos criados e redimidos para todo o nosso ser e viver, reflita a glória de Deus, a obra do Filho, a vida no Espírito, a instrução na Palavra, as disciplinas espirituais, uma delas a oração e a intercessão.
Em síntese, o que o DIA DA REFORMA PROTESTANTE, quer lembrar a todo o cristão reformado é que: a vida neste mundo não é propriamente sobre a sua pessoa em si, mas, sobre Cristo em sua história aqui e na eternidade. Que neste dia 31 de outubro e ao longo de toda a nossa vida aqui neste mundo, estes CINCO SOLAS sejam o nosso ponto de referência para o cultivo da saúde integral, incluindo não somente a saúde mental, mas, a espiritualidade saudável.
Que Deus interponha-se entre as nações em guerra, abençoe a nossa nação, a você e a mim.