Mais de 3,9 milhões de candidatos se inscreveram para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023. A primeira etapa aconteceu dia 5 de novembro e a próxima será no dia 12, próximo domingo.
O Exame é porta de entrada para universidades. É considerado o maior vestibular do país e um momento determinante na vida estudantil, isso acaba mexendo com o fator emocional da pessoa.
Saber que chegou a hora de testar conhecimentos acumulados durante tantos anos , que do resultado depende o futuro profissional e, aliado a isso, ter consciência da concorrência acirrada, não ajuda. Por isso, ao receber a prova são comuns reações extremas, como o chamado bloqueio, vulgo “branco” mental. Quando ocorre, em casos mais graves, a pessoa mal consegue organizar as ideias e a ansiedade pode surgir. É o fim? Pode ser, ou não!
Primeiramente vamos entender esse fantasma. O branco geralmente ocorre em situações estressoras. Nesses eventos, as glândulas adrenais liberam o hormônio cortisol na corrente sanguínea. Tal hormônio promoverá alterações no funcionamento de várias partes do corpo, inclusive do cérebro, afetando as funções cognitivas e, no caso da memória, prejudica a recordação. É natural que tenhamos dificuldade de lembrar algo quando estamos numa situação de estresse. Isso faz parte do repertório de alterações fisiológicas e cognitivas que apresentamos nessas situações, as quais incluem também taquicardia, boca seca e sudorese.
As pessoas mais ansiosas são muito mais propensas a terem um branco na hora da prova. Porém, outras condições, favorecedoras de estresse, como privação de sono e ingestão de bebidas cafeinadas, aumentam a probabilidade do bloqueio. Então, o branco é um problema fisiológico, não de aprendizado, e pode ser prevenido. Mas, ainda que se adotem medidas contra os motivadores e mesmo assim der branco, não se preocupe, ele pode ser remediado. Se der bloqueio logo nas primeiras questões, o melhor a fazer é manter uma respiração consciente, seguir a prova e voltar ao início quando estiver mais relaxado(a). A pessoa perceberá que as informações voltarão paulatinamente. Outra dica é que, caso consiga lembrar-se de algum tópico de estudo, é bom que se escreva a respeito. Isso porque nossa memória funciona como uma rede de informações conectadas entre si. Então, quando se elabora uma parte do conteúdo, se está ativando uma parte dessa rede no cérebro o que, por sua vez, facilita a ativação de toda a teia e a recordação do conteúdo completo.
O Enem também é um teste para as aptidões emocionais. O equilíbrio mental precisa comparecer no momento da prova. É hora de racionalizar, puxar as rédeas da emoção, ter foco e fé no que se aprendeu. Não é o fim, mas a travessia para outra etapa. E você está no controle!
As dicas são sempre bem-vindas. Escolhemos algumas sugeridas por professores e outros profissionais afins:
– Receber suporte emocional da família e amigos ajuda no controle emocional e fortalece a autoestima;
– Inspirar em pessoas que superaram obstáculos aumenta a motivação;
– Considerar que a realização do Exame promove aprendizado;
– Evitar a comparação com outros estudantes;
– Acreditar no seu potencial, na sua trajetória estudantil;
– Planejar o horário de saída e trajeto para não atrasar;
– Organizar o material solicitado e documentos com antecedência;
– Evitar revisar o conteúdo de última hora se isso te deixa ansioso(a); aproveite para descansar;
– Ter refeições leves na véspera da prova;
– Evitar excesso de cobrança consigo mesmo;
– Se tiver algum hobby, atividade que alivia o estresse, permita-se fazê-lo;
– Dormir bem ajudará na concentração, raciocínio e memória;
– Para quem acredita em Deus, uma oração, uma prece, também acalma;
– Exercitar a fé e dar o seu melhor;
– Ter a certeza de que oportunidades sempre surgirão na sua caminhada!
Para refletir: A sua vida é preciosa! Parabéns por todas as conquistas até aqui! Vá em frente, vivendo cada etapa, superando obstáculos aproveitando para crescer e cumprir sua missão!
Estamos torcendo por você! Um grande abraço!
Máris Eliana Dietz de Oliveira – Psicóloga
Saiba mais em: