Estas campanhas de conscientização da sociedade, usando cores e fitas coloridas enfatizando importantes assuntos e temas ligados à saúde física e mental (saúde integral), como costumamos acompanhar em nossas redes sociais e demais meios de comunicação, surgiu a partir de um evento, realizado nos EUA, na década de 90.
Em 1990, instituições de saúde de Nova York e outros estados, se juntaram em prol de ações para chamarem a atenção de suas comunidades locais, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Na ocasião, aconteceu a PRIMEIRA CORRIDA PELA CURA ligada a esta doença e, a Fundação a Fundação Susan G. Komen for the Cure, distribuiu um laço cor-de-rosa aos participantes do evento, dando um destaque especial para esta iniciativa.
Tão bem recebida que foi pela sociedade em geral, sete anos depois as cidades americanas de Yuba e Lodi, decidiram batizar suas campanhas de OUTUBRO ROSA. Além dos eventos ligados à prevenção do câncer de mama, os locais públicos foram enfeitados com laços e fias rosas. Em pouco tempo, o Congresso Americano decidiu adotar este movimento, como campanha oficial anual em todo o país.
Em 2002, o OUTUBRO ROSA chegou ao Brasil, por meio de um grupo de mulheres que, em parceria com uma marca de cosméticos europeia, iluminou o Obelisco do Ibirapuera, situado na cidade de São Paulo, com a cor rosa, em alusão a este movimento.
Ao longo dos anos, o OUTUBRO ROSA tornou-se referência e inspiração para outros movimentos e campanhas no mundo e no Brasil. Uma delas, o JANEIRO BRANCO, que estamos destacando neste mês, é uma iniciativa originalmente brasileira.
Esta CAMPANHA JANEIRO BRANCO, nasceu em 2014, na cidade de Uberlândia – MG, por iniciativa do psicólogo brasileiro Leonardo Abraão e outros colegas, que compreenderam a necessidade e a importância de chamarem a atenção da sociedade brasileira e mundial, para o zelo e o cuidado que cada pessoa deve ter para com a sua saúde mental.
A cor branca, traz-nos a ideia de um quadro ou uma folha em branco, onde podemos escrever algo novo. Este movimento focaliza a saúde e não a doença. Chama a nossa atenção para o recomeço diante das adversidades e problemas que enfrentamos em nossa vida e cotidiano. Refere-se ao modo como lidamos e transformamos nossas difíceis experiências em oportunidades de crescimento e aprendizado.
O tema do JANEIRO BRANCO de 2023 é “A Vida pede Equilíbrio”. A intenção é alertar a sociedade brasileira e mundial para o aumento e a prevalência dos problemas emocionais e transtornos mentais, como consequência da Pandemia da COVID-19.
Além da Organização Mundial da Saúde, instituições públicas e privadas na área da saúde, educação e religiosas, universidades, indústrias farmacêuticas, editoras, revistas e publicações diversas, profissionais liberais, etc, todos que valorizam a vida e a saúde podem e devem se juntar nestes valiosos movimentos.
Vale a pena apoiar iniciativas que promovem a cultura da prevenção da saúde física e mental. Nos próximos posts, estarei trazendo as cores e temas dos outros meses do ano. Aproveite a oportunidade, curta, comente e compartilhe este material. Esta é uma maneira simples de você participar deste movimente e me ajudar a promover saúde integral. Que Deus abençoe a nossa nação, as nossas famílias, a você e a mim.