Se o amor é como a planta que precisa ser regado, implica dizer que ele também passa pelas estações – verão, outono inverno, primavera – elas que marcam o tempo de plantar e o tempo de colher.
Saber que cada estação tem suas belezas e desafios, ajuda-nos a compreender e comportar de acordo com as suas próprias características.
Cada casal, que resolve caminhar junto, passa por fases, as vezes longas e difíceis, outras vezes rápidas e intensas.
O mais importante é saber que as raízes precisam estar firmes e nutridas para suportar as intempéries, os vendavais , a seca.
Compartilhar a vida com outra pessoa é uma decisão que envolve não apenas o sentimento AMOR, mas compromisso , respeito, a cumplicidade, a fidelidade, a amizade , a sabedoria para ser e fazer aquilo que enriquece o relacionamento amoroso.
Doar-se, preservando a individualidade , o amor próprio. Comunicar o que incomoda, apoiar e ser apoiado nas áreas mais débeis, fortalece ainda mais a união!
No livro “ As Cinco Linguagens do Amor” , o autor Gary Chapman, descreve como, no dia a dia, é possível ampliar o olhar sobre a necessidade de perceber o outro, que amar se trata de ação ativa, por exemplo: usar palavras de afirmação, ter tempo de qualidade, ter atos de serviço, dar e receber presentes e a linguagem do toque físico!
Decidir estar junto , aparar as arestas e se preciso for, procurar ajuda de profissionais, para receber auxílio quando não for possível sair de situações complicadas sozinhos.
Nem tudo são flores há espinhos e esses também tem sua utilidade.
Uma coisa é certa: Sempre haverá mudança de estação…
A mais quente , verão, dando espaço para o outono, que desfolha e transforma as flores em frutos, o inverno com o frio , com noites mais longas e os dias mais curtos , e a primavera que explode em cores! As características de cada estação tem um propósito.
Nos relacionamentos também é assim. Falar sobre isso , preparar-se para enfrentar cada uma das estações faz toda a diferença!
O amor
Mais do que uma palavra bonita, de grande significado, é sentido na ação, na expressão diária do cultivo, do olhar, do falar, do sentir com, do celebrar as conquistas juntos, de ter espaço para os projetos pessoais e liberdade para viver em plenitude consigo mesmo e com o outro.
Que o amor cresça em todas as estações; que ele seja forte para suportar as mudanças necessárias, que a boa semente germine, dê frutos e alegrias ao casal e que , acima de tudo, busquem renovar- se na fonte inesgotável do AMOR que é Deus!