O mês de novembro está em curso e o “Novembro Azul: “Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata”, também. Nós apoiamos esta causa, pois, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para reduzir a mortalidade entre os homens acometidos desta enfermidade.
O interesse e o foco desta Campanha é chamar a atenção e incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos, evitando inclusive lidar com a culpa por não ter sido diligente.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2023, os dados estatísticos nos informam que houve um aumento de 70 mil novos casos no país.
Fica muito evidente, o valor das campanhas como o NOVEMBRO AZUL, convocando a todos os homens, ao zelo a saúde física e mental, mas neste mês o foco é a prevenção do câncer.
Fase inicial
Na fase inicial, este tipo de câncer pode-se apresentar assintomático, o que torna o diagnóstico ainda mais importante. Mas, também é possível que ocorra sinais e sintomas como: dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Ao notar algo diferente do normal, procure o médico
Esteja atento, pratique o autocuidado. Porém, ao notar algo diferente, procure de imediato o urologista, especialista em saúde masculina. O câncer de próstata, se detectado precocemente, aumenta significativamente as chances de cura.
Recomenda-se que a partir dos 50 anos, os homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Já em caso de histórico familiar da doença, o ideal é já tomar este cuiddo a partir de 45 anos de idade.