Lamentamos o fato de ainda existir em nossa sociedade, um grande número de pessoas desinformadas ou com idéias distorcidas (beirando ao preconceito), quanto à PSICOTERAPIA. Por razões multifatoriais, este serviço conduzido pelo psicólogo, frequentemente é esvaziado, rebaixado e desqualificado por muitos que jamais estiveram num consultório para entrevista inicial.
Seja por não valorizar, não assumir o tratamento ou pela experiência negativa com algum profissional, etc., também é comum depararmos com pessoas iniciando e abandonando seu processo terapêutico (sem concluí-lo) sob alegações diversas, uma delas de que se trata de um investimento caro, sem resultados tangenciais imediatos.
Por outro lado, celebramos o fato de que as pessoas que já passaram ou estão em terapia, sendo por elas beneficiados pelos seus valiosos aprendizados, são unânimes em indicá-la a familiares, amigos e colegas de trabalho, encorajando-os a superarem quaisquer inseguranças, preconceitos, dúvidas ou dificuldades, por ser a psicoterapia na opinião deles, uma experiência valiosa, eficaz e recomendável.
Consideramos verdadeira esta opinião e asseguramos que quando devidamente conduzida, a psicoterapia promove mudanças positivas, amplas, profundas e atemporais na vida das pessoas, principalmente se o profissional apresenta excelência na formação teórica, técnica e vivencial.
Mas, o que é Psicoterapia?
Trata-se do processo a que se submete a pessoa que busca o profissional de psicologia, com queixas relativas às mais diversas formas de sofrimento humano. A eficácia da psicoterapia se expressa, sobretudo, na empática e saudável relação entre terapeuta-paciente, bem como no ambiente e no clima terapêutico estabelecido ao longo de todo o processo psicoterápico.
Esse processo permitirá ao paciente descobrir em sua pessoa seus aspectos saudáveis, não saudáveis, adoecidos ou disfuncionais. Portanto, o papel da psicoterapia é oferecer suporte ao paciente e habilitá-lo a identificar elementos até então por ele desconhecidos, e que estão na base dos possíveis comportamentos indesejados, das dificuldades, das incertezas e das angústias que o acometem.
Indicada para todas as idades, pode ser conduzida por um período breve ou prolongado, a depender do processo psicoterápico de cada paciente. Serviço desenvolvido em um ou mais encontros por semana, de 45/50 minutos.
Se você leitor (a) achou interessante este assunto e deseja saber mais sobre o mesmo, procure-nos. Agora, com a palavra, você que nos acompanha… O que tem a acrescentar sobre este assunto? Seria muito interessante receber um comentário seu sobre este tema, em nosso in box (guia contato). Passe lá e deixe seu recado, comentário, sugestão ou observação. Investir tempo em você e com você, é o nosso verdadeiro motivo de compartilhar aqui nossas ideias.