A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS,2021) tem alertado que informar a população acerca dos riscos à saúde apresentados pela COVID-19 é uma importante medida de proteção, uma vez que, informações precisas e científicas permitem que as pessoas tomem decisões conscientes e adotem comportamentos positivos.
Dentro essa perspectiva, é importante ressaltar o crescente índice de depressão laboral. Segundo a pesquisa da FIOCRUZ (2020) em seu artigo :Depression and Anxiety Among Essential Workers From Brazil And Spain During The Covid-19 Pandemic:a websurvey, 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19 apresentaram sintomas de ansiedade e depressão, 44,3% têm abusado de bebidas alcoólicas; 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono; e 30,9% foram diagnosticados ou se trataram de doenças mentais no ano anterior.
É importante compreender que a depressão é uma patologia caracterizada por alterações do humor acompanhada de tristeza, apatia, irritabilidade, desânimo, desesperança, aumento ou diminuição de peso, alteração no sono entre outros sintomas. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar.
A depressão possui tratamento e o mais indicado é o atendimento médico e psicológico. O atendimento médico para o diagnóstico e uso de medicação, se necessário. E o atendimento psicológico para regulação dos aspectos emocionais negativos.
A prevenção pode ocorrer por intermédio do cuidado integral da sua saúde.
Busque apoio especializado!
Por Priscila Paiva (01 de Junho, 2022)