DEPRESSÃO NO TRABALHO 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS,2021) tem alertado que informar a população acerca dos riscos à saúde apresentados pela COVID-19 é uma importante medida de proteção, uma vez que, informações precisas e científicas permitem que as pessoas tomem decisões conscientes e adotem comportamentos positivos.

Dentro essa perspectiva, é importante ressaltar o crescente índice de depressão laboral. Segundo a pesquisa da FIOCRUZ (2020) em seu artigo :Depression and Anxiety Among Essential Workers From Brazil And Spain During The Covid-19 Pandemic:a websurvey, 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19 apresentaram sintomas de ansiedade e depressão, 44,3% têm abusado de bebidas alcoólicas; 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono; e 30,9% foram diagnosticados ou se trataram de doenças mentais no ano anterior.

É importante compreender que a depressão é uma patologia caracterizada por alterações do humor acompanhada de tristeza, apatia, irritabilidade, desânimo, desesperança, aumento ou diminuição de peso, alteração no sono entre outros sintomas. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. 

A depressão possui tratamento e o mais indicado é o atendimento médico e psicológico. O atendimento médico para o diagnóstico e uso de medicação, se necessário. E o atendimento psicológico para regulação dos aspectos emocionais negativos.

A prevenção pode ocorrer por intermédio do cuidado integral da sua saúde.

Busque apoio especializado!

Por Priscila Paiva (01 de Junho, 2022)

Compartilhe esse post

Dúvidas? Ajuda? Fale Conosco!

Ficaremos felizes em ajuda você. Contate-nos

Mais Posts

Quer fazer uma Consulta?

Click no botão abaixo