Por: Máris Dietz (CRP 09-2863)
Para além dos dicionários, como você define amizade?
Na literatura científica a amizade é reconhecida como uma importante fonte de felicidade e de bem-estar subjetivo, pois proporciona o suporte social, o compartilhamento de experiências, de interesses, de sentimentos e de emoções Ela funciona como um pilar para ajudar a sustentar nossa vida , é fator de proteção de afeto, segurança e compartilhamento das alegrias e dissabores.
Receber acolhimento e incentivo fortalece nosso sistema imunológico, proporciona melhor saúde mental, emocional! Escolhemos alguém para investir nosso tempo, nossa atenção, decidimos respeitar o outro como ele é ! Amigo dá bons conselhos, promove, corrige se preciso for, aponta soluções, silencia na hora certa!
Amigo promove nosso crescimento, chora a nossa dor, aplaude nossas conquistas. Nem sempre conseguimos explicar porque escolhemos alguém para chamar de amigo porque isso vai além da razão! Afinal, a amizade se dá pela afinidade, cumplicidade, intimidade, construção forjada nas diversas situações: na fartura e na necessidade, na tristeza e na alegria, na saúde e na doença.
Nas diversas áreas do conhecimento (psicologia, filosofia, sociologia, teologia, educação), há uma congruência que o amigo verdadeiro ocupa um lugar fundamental na nossa história de vida!
Em Provérbios 17:17 diz que em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.
Uma amizade é construída dia a dia. É tecida fio a fio, é afinada quando nos reveses erramos o compasso! Nos pontos convergentes ou divergentes o sentimento mútuo se faz presente e segue-se a caminhada lado a lado. Mesmo que longe dos olhos mas dentro do coração, na memória afetiva, nas lembranças das histórias construídas juntas.
Com verdade e perdão a amizade se fortalece, consolida , sem melindres, sem ressentimentos! Escolhemos ir ou ficar.
Amizade verdadeira tem cumplicidade, verdade, tolerância e celebração da vida! Nos aniversários normalmente o amigo aparece com um presente, um telefonema, um “Deus te abençoe” e o desejo de felicidades!
Se mora em outra cidade ou país, o amigo é capaz de fazer uma viagem para acompanhar o nascimento ou a morte de um ente querido nosso , para assistir a formatura e também o nosso casamento. E nesse , o amigo está nas primeiras fileiras junto com a família. Apadrinhando a nossa nova fase de vida!
Um bom amigo é levado à sepultura com honradez , com uma coroa e gratidão pelo bem que deixou em nós. O contrário também acontece. Na nossa partida a família avisará o amigo. Imediatamente ele se colocará lado a lado para consolar, apoiar aqueles que deixamos. E isso ecoará para toda a eternidade. Histórias, momentos, encontros e reencontros de verdadeiros irmãos!
Aproveite para dizer aos seus amigos que eles são especiais e valiosos para você. Coloque-se na retaguarda para apoiar, compartilhar, dividir , somar. Seja compreensivo e solidário em tempos de tribulação. Intensifique a oração! Combine que ninguém “solta a mão” de ninguém. Faça-se presente e necessário. Seja útil , compreensivo, afetuoso!!!
Para Pensar:
Como você tem escolhido marcar seus amigos?
Você tem ampliando o seu círculo de amizades?
O que precisa acontecer para fazer frutificar novas amizades?
Viva a amizade hoje e sempre!!! Amém!